terça-feira, 19 de maio de 2015

Resenha #12: John Frusciante - The Empyrean


Estréia do melhor ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers no blog com um cd nada convencional. É o décimo álbum do cara, totalmente lírico, profundo e intenso. Considero um dos melhores discos dele (talvez eu poste o outro dele, que gosto muito). Se você pesquisar a fundo o álbum, verá que esse experimentalismo do John foi o mais profundo pra ele, um trabalho de maior dedicação e de um tom supremo, até mesmo, espiritual. Venha mergulhar comigo no azul profundo de Empyrean!

Before The Beginning (Que eu sempre escrevo errado) é um instrumental com notas ácidas de guitarra e uma bateria sonolenta. É uma música muito boa pra quem está afim dar uma relaxada Le Pai de Família, morfar...Ela vai seguir essa linha até o fim de ''seus dias''. Então, se hoje, você estiver sem paciência e não querendo algo tão parado, um pouco linear (um pouco), não ouça essa música. Song To The Siren é a voz do anjo falando no seu ouvido, como se fosse um sonho. A música de Tim Buckley é repleta de simbolismos que até a Literatura demoraria um tempo para analisar, pela complexidade. Basicamente é o inconsciente entrando em contato com a vida e a morte. Unreachable é uma das músicas que mais gosto. Essa coisa meio baladinha, feito pelo John, me chama a atenção. E sabe, ela não faz muito sentido para mim, mas sim, ainda tem aquela coisa da fuga, dos sonhos, da morte, da vida...Instrumentalmente, ela fica melhor quando vai chegando no final da música. Que vibe louca!


God...Tem uma letra legalzinha, um instrumental legalzinho. Se você ouvir no fone, parece que a voz do John dá umas voltas em sua cabeça e o teclado é o destaque. Mesmo assim, não é uma das músicas que eu mais gosto. Dark Light é a voz na tua cabeça de novo, melancólica...Composição, instrumental, voz...Posso dizer isso: Melancólica e Dantesca. Aquela parte mais eletrônica é simplesmente DESNECESSÁRIA. Heaven é o oposto, a redenção, a esperança. Você não supõe isso com a letra, somente, mas a própria música sugere isso.

Enough Of Me é uma das músicas legais também: Will find it's way back to us once again... Ele é todo ''desconstruído'', aquele final...Acho perfeita. Introduz o que chamo pessoalmente de ''Puxa vida, amo essa música'', sim, Central. O que é Central? Melhor música do álbum e a música que impulsionou essa postagem. Sem ela, eu não estaria fazendo isso agora. Ela é o que pode te situar, não uma doutrina, mas uma orientação. É rasgante, melancólico...Mas é profundo.

One More Of Me, eu não gosto de você, não posso nem ouvir você. John, pra que cantar assim? Tu não tens alcance pra isso? Mas, ok, muitas pessoas podem gostar. Até respeito pela dramaticidade da musical, o que é lindo. Eu ouço mais no final, mesmo. Posso falar o mesmo da After The Ending. E chega Today e Ah Yom para salvar as coisas. Leves, flutuantes...Sim, Ah Yom é quase uma baladinha.
Ouça o disco todo antes de dormir, quando chegar em casa. Dica de ouvinte! E se deixe mergulhar no intenso mundo de John no Empyrean!

3 comentários:

  1. O melhor mesmo, hahah.

    ResponderExcluir
  2. Shadows Collide With People é bom, mas Empyrean é o melhor.

    ResponderExcluir
  3. Sério mesmo... esse álbum a única coisa que me arrependo é não ter ouvido quando ele foi lançado em 2009...
    Heaven e central e God ..Song to the siren são espetaculares... um dos nelhores álbuns que já ouvi até hoje...
    Ouço muito o shadows Collide with people álbum foda também... forte abraço pra quem ainda nesse mundo de tanto lixo musical curte essas músicas maravilhosas... namaste !

    ResponderExcluir