terça-feira, 11 de junho de 2013

Uns minutos de sua atenção, por favor #3: La Villa Strangiato

Bom, quem não conhece aquela vinheta clássica do Cartoon Network? Infelizmente não encontrei o vídeo, mas se você pegou os bons tempos do Cartoon e vai ler essa postagem até o final, sabe do que eu to falando... e se eu dissesse que esse tema das vinhetas se chama Monsters? Bizarro, não? Mas sim, é exatamente esse o tema dessa postagem.

Trocando em miúdos, a trilha sonora dessa vinheta do CN foi retirada de uma das músicas mais clássicas do Rush e do Rock em geral. Estou falando de La Villa Strangiato, nove minutos e meio de absoluto deleite dos ouvidos. E o mais incrível é saber como essa peça foi criada. Segue abaixo um trecho de uma postagem sobre essa música, do blog (agora site) Consultoria do Rock:

"La Villa Strangiato" é uma longa peça inteiramente instrumental divida em 12 (!) partes. Com o subtítulo de "An Exercise in Self-Indulgence", ela foi inspirada justamente em sonhos que Lifeson estava tendo com personagens como Pernalonga, Gaguinho e também em canções alemãs que ele ouvia quando criança. 

Bom, acho que isso já explica, né? Agora vamos à música


A primeira parte, chamanda "Buenas Noches, Mein Froinds", é a abertura da música, com Lifeson tocando leves acordes no violão, seguidos de um solo muito, mas MUITO rápido e desembocando em um acorde forte. Entramos, então, em "To sleep, perchance to dream...", onde Lifeson usa a guitarra, repentindo várias vezes uma sequência de notas, enquanto Geddy Lee cria camadas de som com seu teclado. Peart entra com uma marcação mais ou menos complicada, e depois de umas 4 voltas troca essa marcação para a marcação mais impossível das baterias do Rush, junto com Anthem. A música vai ganhando força, Geddy passa para o baixo e, depois de repetir 4 vezes uma mesma frase com a guitarra distorcida, entramos em "Strangiato Theme", o verdadeiro "riff" da música, se é que ela tem realmente um. 


Aqui Lifeson brinca com as notas, Geddy o acompanha no baixo e Peart faz parecer fácil a marcação intrincada, cheia de aberturas de chimbal. Depois de duas repetições do Strangiato Theme, entramos em "A Lerxst In Wonderland", onde começa uma seção pesada, cheia de tempos trocados, e que entra depois em uma marcação lenta, extremamente difícil na bateria, onde Lifeson começa solando lentamente. Essa é a seção mais longa da música, com 2 minutos e meio. Após um tempo, o solo começa a crescer, e ficar mais rápido. 


Entramos em mais uma sequência de notas, feitas com palm mute, enquanto Neil Peart marca o tempo no prato de condução. Quando Peart passa para o China e Lifeson adiciona peso ao riff, é a deixa para entrar na seção seguinte, "Monsters!", que como já dito anteriormente, é idêntica à vinheta utilizada no Cartoon Network dos velhos tempos. É um simpático riff de apenas 20 segundos, seguido por "The Ghost of the Aragon".


Não que a música já não fosse difícil o suficiente, mas a partir dessa parte o Rush resolveu ignorar afu. Trocas ferozes de tempo, solos e mais solos, viradas intermináveis na bateria... não é à toa que a música original foi gravada em três partes pois, segundo a própria banda, "eles haviam criado algo acima do nível técnico deles à época". 


Danforth and Pape, seção seguinte, só confirma o que eu disse anteriormente, mais solo de Lifeson, Geddy ignorando no baixo e Peart fazendo mais uma complicada marcação. Como sugere o nome, "The Waltz of the Shreves" é uma pesada valsa, um dos poucos momentos da música onde dá para acompanhar o tempo, mesmo que não seja um batido 4/4. Após essas repetições de 3 acordes, entramos em "Never Turn Your Back On A Monster!", a seção mais curta da música. Trata-se do riff de "Monsters!" com outro andamento. Mas pra quem sente saudade dessa parte, sem problemas, pois a seção seguinte é a reprise de "Monsters!" xD Interessante lembrar que, como no Rush In Rio, depois Never Turn Your Back On A Monster, a banda fazia uma pausa, com uma marcação de Peart e Lee para Lifeson improvisar o que desse na telha, sempre arrancando sorrisos da plateia.

Depois da reprise de Monsters!, temos outra reprise, agora a de Strangiato Theme. Como previsível, é uma repetição do tema do início da música. A diferença é que ele começa em um acorde mais acima nessa parte. Repete-se o tema duas vezes e A Farewell to Things, última parte da música, dá fim a uma das maiores peças já criadas no Rock. Enfim, indescritível, só ouvindo a música pra entender. Então sem mais delongas... agora, 9 minutinhos de sua atenção, por favor... com vocês, LA VILLA STRANGIATO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário