segunda-feira, 15 de abril de 2013

Uns minutos de sua atenção, por favor #2 : When the Wild Wind Blows

A segunda postagem do temático traz um "épico contemporâneo". Lançada em 2010, no The Final Frontier, belo trabalho do Iron Maiden, de 2010, com seus 11 minutos, é a melhor música do disco.
O Maiden é daquelas bandas que tem uma característica que é enaltecida pelos fãs e criticada pelos detratores: nunca mudou sua sonoridade, seu direcionamento musical. E talvez seja uma boa característica mesmo, pois enquanto bandas como Queen e Rush conseguiram fazer sucesso mudando seu som, outras, como The Beatles e Linkin Park, eu acho uma bela merda (por exemplo, a fase psicodélica dos Beatles). Nunca esqueçam uma coisa: é MINHA opinião. Se não concorda, beleza, não precisa me xingar, não to aqui pra agradar a todos. Teve um cara que tentou isso há uns 2 mil anos e acabou crucificado...

Mas voltando à música. Tiveram fãs que compararam essa música do Maiden até com a clássica Rime Of The Ancient Mariner. São sim semelhantes, não só pela sua duração, mas pelas trocas de tempo. Curiosamente, eu curto mais When The Wild Wind Blows, ela tem as seções mais "organizadas", Rime fica meio cansativa dependendo da situação.
Quanto à letra, When The Wild Wind Blows é uma narração do momento que descobrem que o mundo vai acabar. Depois de uma introdução, a qual se repete no final, chegamos ao riff principal da música. Aqui, Bruce Dickinson entra com a primeira estrofe,

Have you heard what they said on the news today
Have you heard what is coming to us all?
That the world as we know it will be coming to an end
Have you heard, have you heard?

,onde ele pergunta ao ouvinte da música se já sabe das notícias, se ele já sabe que o mundo como o conhecemos está chegando a um final.

Após isso, segue a música. Vem segunda, terceira e quarta estrofe na mesma situação. Então temos uma paradinha e bateria e guitarra distorcida entram, dando aquele peso à música. Passam-se mais umas estrofes nesse peso e, quando Bruce canta "Getting ready when the wild wind blows", todos param e Nicko muda o tempo da música na bateria, seguido pelo resto da banda. Temos mais uma estrofe e o primeiro solo, que desemboca em outro riff da música. Nesse momento, riff e solos se alternam, até chegarmos numa parada, que dura duas voltas e a bateria volta a fazer a marcação normal.

Entramos então na terceira parte da música, onde Nicko faz uma marcação com duas batidas no hihat por tempo, e temos uma base bem pesada, para Bruce continuar revelando sua dramática e apocalíptica letra. Depois de terminar a penúltima estrofe da música, temos o segundo solo, onde temos mais uma troca de tempo, que vai desembocar na mesma melodia do começo da música, e assim Bruce termina a música com a última estrofe. Enfim, tem que ouvir essa maravilha pra entender.
Quero agora 11 minutinhos de sua atenção... com vocês, When The Wild Wind Blows!



Versão ao vivo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário