quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dia Mundial do Rock

Pois é, ontem foi mais um Dia Mundial do Rock. Não sei se vocês sabem por que o 13 de Julho foi a data escolhida para esse dia, mas então lá vai. Nesse dia, em 1985, era realizado o maior festival que veio depois de Woodstock: o Live Aid.
Idealizado por Bob Geldof e Midge Ure, o evento tinha como objetivo arrecadar fundos para combater a fome na África. Ocorreu em 2 lugares principais, no Estádio de Wembley, em Londres, e no JFK Stadium, na Filadélfia, embora algumas bandas, como INXS e Men At Work tenham se apresentado em outros lugares, como Sydney, na Austrália.
O Live Aid foi uma das maiores tranmissões televisivas da história - foi transmitido via satélite para 60 países diferentes e estima-se que mais ou menos 1,5 bilhão de espectadores tenham assistido ao evento. 
Enquanto que no Estádio de Wembley tocaram Elvis Costello, Sting, U2, Dire Straits, Queen (que a maioria das pessoas dizem ter roubado a cena do festival, sendo uma das melhores apresentações da história), The Who, Elton John e Paul McCartney, entre outros, no JFK Stadium tocaram B.B.King, Black Sabbath, Crosby, Stills and Nash, Judas Priest, The Beach Boys, Neil Young e Eric Clapton, além de outros artistas e uma das únicas reuniões do Led Zeppelin após a morte do lendário baterista John Bonham. 
Exceção à parte, Phil Collins tocou nos dois lugares, sendo primeiro em Wembley, depois pegando um voo até os EUA para tocar no JFK Stadium. Além disso, ele também tocou com outros artistas, inclusive sendo o baterista em uma das músicas do Led Zeppelin.
Além disso, tiveram bandas que foram convidadas e, ou não puderam comparecer, ou simplesmente recusaram, como foi o caso do recém-refeito (na época) Deep Purple, onde o chato do Blackmore (sempre ele!!!) se recusou a tocar.
 Queen no Live Aid, na foto apenas Freddie Mercury.

Enfim, agora que vocês sabem o porquê desse dia ser o Dia Mundial do Rock, gostaria de mostrar minha insatisfação quanto a esse dia com um trecho de uma postagem sobre esse mesmo dia, ano passado, do finado blog Baú do Roque. Depois que li essa postagem, refleti sobre a plena decadência desse grande gênero que, infelizmente, precisa de um dia para ser lembrado atualmente.

"Pode parecer irônico, mas o Dia do Rock só surgiu depois que o nobre gênero bretão tinha começado a definhar – talvez, por isso mesmo.
Há 30, 40 anos, não era necessário um “dia mundial do rock”, porque naquela época todo dia era dia de rock. Havia muitas grandes bandas em plena forma, concertos históricos acontecendo, álbuns fabulosos sendo gravados e vendidos em grande quantidade.
A criação de uma data para lembrar que o rock existe é algo semelhante à transformação de uma floresta em parque nacional: uma tentativa desesperada de evitar que uma riqueza se perca, num momento em que esse bem já está mais que escasso.
Hoje, ocorre um fenômeno curioso. O chamado “rock” foi pulverizado em dezenas (quiçá, centenas) de subgêneros e, ao mesmo tempo, sua representatividade no cenário cultural caiu ao 
extremo.
Hoje em dia, não se sabe bem o que a palavra “rock” significa. Qualquer banda que use uma guitarra com alguma carga de distorção é chamada de “roqueira”."

Falou tudo, não?
E como ontem foi o Dia Mundial do Rock, nada melhor que apresentar a vocês uma das últimas bandas de ROCK que você ouve e pensa que nem tudo está perdido. Com vocês, Airbourne.



Nenhum comentário:

Postar um comentário